terça-feira, 27 de agosto de 2013

Apresentações artísticas marcam solenidade de lançamento da Semana Farroupilha 2013

Aconteceu no último domingo, 25, o lançamento oficial da Semana Farroupilha 2013 de Santo Ângelo. O evento que estava marcado para ser realizado na praça Ricardo Leônidas Ribas foi promovido no auditório do Centro Municipal de Cultura, em virtude da instabilidade climática.

Além de autoridades - como o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres; o secretário de Cultura, Lazer e Juventude, Mario Simon; o presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2013 de Santo Ângelo, o comandante do Colégio Tiradentes, capitão Itamar Ferreira Walter -, participaram da solenidade representantes de entidades tradicionalistas do município. O ponto alto do evento foram as apresentações artísticas de tradicionalistas integrantes do GDF Os Farroupilhas, do CTG 20 de Setembro e do CTG Tio Bilia.

Em pronunciamento, o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, destacou a importância de valorizar a cultura gaúcha. "A atual administração apoia esse tipo de iniciativa, principalmente, pela necessidade de preservar o tradicionalismo", afirmou.

Já o presidente da Comissão Organizadora da Semana Farroupilha 2013 de Santo Ângelo, o comandante do Colégio Tiradentes, capitão Itamar Ferreira Walter, disse que o tema proposto para esta edição possibilita uma reflexão da cultura gaúcha, através das lendas, mitos e contos. "Dessa forma serão levados aos CTGs, escolas e desfiles um tema de fundamental importância para a análise do imaginário social, construído pelo conjunto de experiências coletivas ou individuais de uma sociedade", ressaltou Walter. 
Em 2013, a Semana Farroupilha terá como tema em todo o território gaúcho, "O Rio Grande do Sul no imaginário social". Em Santo Ângelo, a programação é promovida pela prefeitura - através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude -, 14ª Coordenadoria Regional de Educação (14ª CRE), Brigada Militar, 3ª Região Tradicionalista (3ª RT) e entidades tradicionalistas de Santo Ângelo.

A programação da Semana Farroupilha de Santo Ângelo inicia em 1º de setembro, com a recepção da Chama Crioula e prossegue até 22 de setembro com o encerramento do evento. O desfile oficial será realizado em 20 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário